Três ferramentas para usar antes de abrir seu negócio
Pois algumas ferramentas práticas podem ajudar nesse momento. A primeira delas, Funil de ideias para um novo negócio, ajuda quem quer empreender e tem duas propostas. Você pode usar sua experiência ou pode observar o mercado para identificar oportunidades.
Com a ideia pronta, é hora de montar seu Plano de negócio em pirâmide, que permite organizar as informações da empresa de acordo com o seu objetivo. O plano de negócio costuma ser fundamental no momento de buscar investidores e também para melhorar a gestão.
Por último, ainda na fase de abertura da empresa, você pode usar a ferramenta Formação de equipes empreendedoras. Ela vai ajudá-lo a definir as pessoas certas para os cargos mais importantes da companhia. Esta ferramenta pode ser usada novamente nos momentos de reestruturações, ou sempre que você decidir reformular algo na equipe.
Funil de ideias para um novo negócio
Muitas pessoas pensam em abrir um negócio, mas não sabem como chegar a uma ideia inovadora, com potencial para dar origem a uma empresa de sucesso. Essa ferramenta é dedicada a esses potenciais empreendedores.
O funil de ideias para um novo negócio propõe duas abordagens. A primeira parte da vivência do empreendedor: sua origem, família, nível de formação, experiência profissional etc. A outra parte da observação do mercado. Seria interessante copiar algo que já existe? É possível identificar insatisfações ou problemas enfrentados por algum grupo de pessoas ou empresas? Quais são as grandes tendências de mercado?
Formuladas as perguntas, o resultado deve ser uma lista bastante extensa. Tome nota de tudo na própria ferramenta. Ou em outra folha de papel, se não couber. Para reduzir a lista, descubra quais dessas ideias são compatíveis com o seu perfil. Por fim, é necessário fazer uma análise de mercado para cada uma.
Usando um desses dois trajetos, ou uma combinação de ambos, o futuro empreendedor chegará a boas ideias, prontas para ser transformadas em planos de negócios.
O funil de ideias para um novo negócio propõe duas abordagens. A primeira parte da vivência do empreendedor: sua origem, família, nível de formação, experiência profissional etc. A outra parte da observação do mercado. Seria interessante copiar algo que já existe? É possível identificar insatisfações ou problemas enfrentados por algum grupo de pessoas ou empresas? Quais são as grandes tendências de mercado?
Formuladas as perguntas, o resultado deve ser uma lista bastante extensa. Tome nota de tudo na própria ferramenta. Ou em outra folha de papel, se não couber. Para reduzir a lista, descubra quais dessas ideias são compatíveis com o seu perfil. Por fim, é necessário fazer uma análise de mercado para cada uma.
Usando um desses dois trajetos, ou uma combinação de ambos, o futuro empreendedor chegará a boas ideias, prontas para ser transformadas em planos de negócios.
Plano de negócio em pirâmide
A ferramenta ajuda o empreendedor a formatar seu plano de negócio de acordo com um determinado objetivo. É indicada para start-ups em busca de investidores, estudantes de empreendedorismo e dirigentes de empresas de pequeno porte. Uma das principais vantagens do plano de negócio em pirâmide é organizar as informações de acordo com a necessidade do empreendedor.
Para que o instrumento funcione, o empreendedor precisa perceber que, no processo de planejamento, às vezes as perguntas formuladas são mais importantes do que as respostas. Pessoas inovadoras sabem criar perguntas visionárias para os seus negócios, antes que os concorrentes pensem a respeito.
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